Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Agenda Ambiental

  10/05/2016 

Novo posto de recebimento de embalagens de agrotóxicos no Ceará

Da Redação do OeV
oev@ostadoce.com.br
 
Orecolhimento de embalagens pós-consumo de agrotóxicos ganha espaço novo no Ceará. O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias acaba de inaugurar novas instalações do Posto de Recebimento (PR), em Ubajara (CE).
A unidade, que ficava em outro endereço, foi ampliada para melhor atender produtores rurais da região. O local, com capacidade para receber 100 toneladas do material por ano, aberto dia 5 de maio, permanecerá sob a gerência da Associação do Comércio Agropecuário de Ibiapaba (Acai).
 
Abrangência
 
Segundo, Harthimes Gomes, coordenador regional de operações do inpEV, no Ceará, Maranhã, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte, a unidade atenderá diretamente todos os agricultores dos municípios da Serra da Ibiapaba: Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá e Viçosa do Ceará.
Disse ainda que, por meio do recebimento itinerante, “estende sua área de abrangência para qualquer região do Ceará, como Cariri, Centro-Sul e perímetros de irrigação presentes no Estado”. O descarte incorreto de defensivos agrícolas, além de prejudicar a saúde das pessoas e dos animais, polui o meio ambiente.
 
Facilidades
 
Segundo Luiz de Melo Gomes, presidente da Acai, “o posto facilitará o acesso de produtores de pequeno e grande porte, contribuindo para que seja cumprida a legislação que prevê a destinação ambientalmente correta do material.”
Todas as embalagens de defensivos agrícolas recebidas no posto de Ubajara serão encaminhadas para a central de recebimento de Teresina (PI), gerenciada pela Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (Acapi). O inpEV é responsável pela destinação final do material, reciclagem ou incineração.
 
inpEV
 
Fundado em 14 de dezembro de 2001, o inpEV é uma entidade sem fins lucrativos, criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a legislação, antes mesmo da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) .
 
SERVIÇO
 
Posto de Ubajara
Endereço: Rod CE-187 – Km 157 – Zona Rural – Ubajara/CE (a 400 metros do Posto do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), entre Tianguá e Ubajara)
Funcionamento: Segundas, quartas e sextas, das 8h às 14h.
*Com informações da assessoria do inpEV
 
Logística Reversa
 
A Lei nº 12.305/10, que institui a PNRS, contém instrumentos para permitir avanços necessários no enfrentamento dos principais problemas socioambientais e econômicos, decorrentes do manejo dos resíduos sólidos.
 
Dentre estes, encontra-se a Logística Reversa (LR). O instrumento engloba diferentes atores sociais na responsabilização da destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Gera obrigações, especialmente do setor empresarial, de realizar o recolhimento de produtos e embalagens pós-consumo, assim como reassegurar seu reaproveitamento no mesmo ciclo produtivo ou garantir sua inserção em outros ciclos produtivos.
 
 
Fonte: O Estado - Caderno O Estado Verde
Link: http://www.oestadoce.com.br/cadernos/oev/novo-posto-de-recebimento-de-embalagens-de-agrotoxicos-no-ceara
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Página Inicial

Mídias Sociais

 

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br