Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Saiu na Imprensa

  02/10/2017   

Governo lança plano estratégico para os próximos 30 anos

Programa tem previsão de ser concluído em 15 meses e deve trazer metas implementadas para os futuros gestores. Estudo será conduzido pela UFC

O Governo do Estado lança hoje, no Centro de Eventos do Ceará, o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. A ideia é que, pelos próximos 15 meses, o grupo de trabalho, que será coordenado em uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), trace um diagnóstico sobre o que precisa ser feito para garantir a base de um novo modelo de desenvolvimento que agregue maior valor às riquezas produzidas no Estado, mais eficiência à máquina pública e melhor retorno social. Do documento, sairão ações a serem implementadas pelos gestores nos próximos 30 anos.

Com inspiração no programa Fortaleza 2040, que está sendo conduzido pela Prefeitura de Fortaleza, o plano estadual trará em um primeiro momento um diagnóstico sobre o Ceará em todas as suas dimensões, seja social, econômica, ambiental, territorial e de governança.
&nsbp;

Pelo Estado, o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Maia Júnior, é quem conduz o plano. Ele destaca que os avanços obtidos neste período foram fundamentais para que o Ceará conquistasse a estrutura que tem hoje. “Nós já largamos em condições favoráveis em relação ao que tínhamos há 30 anos. Mas é preciso repensar o modelo de desenvolvimento, pensar que tipo de sociedade nós queremos e o que podemos oferecer para o Ceará continuar avançando e preparar as gerações futuras. O grande objetivo deste projeto é botar o Ceará em uma visão de futuro de 30 anos para frente”, aponta.

Desafios

Soluções mais efetivas para a crise hídrica, a modernização da gestão pública e a evolução da base econômica para um de maior valor agregado são questões a serem enfrentadas. Bem como a infraestrutura necessária para melhor conectar grandes investimentos conquistados recentemente pelo Estado - como o hub aéreo da Air France-KLM; o hub portuário, com a parceria com o Porto de Roterdã; e o de cabos submarinos, da Angola Cables. “Precisamos compreender tudo isso o que está acontecendo. Estudar mais sobre como isso funciona lá fora e como podemos direcionar estratégias para que o Ceará aproveite melhor estas oportunidades”.

Ele explica que no plano devem ser investidos aproximadamente R$ 10 milhões. E que a ideia é que o projeto seja feito a muitas mãos, ouvindo especialistas em diversas áreas e com consultas públicas nas 14 microrregiões do Estado. Experiências de outros países também serão avaliadas.

Marcadores: Ceará 2050
Fonte: O Povo - Economia
Link: https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2017/10/governo-lanca-plano-estrategico-para-os-proximos-30-anos.html
Última atualização: 02/10/2017 às 15:24:46
 
Nota da Assessoria: O Sintaf não se responsabiliza pelo conteúdo e/ou opiniões emitidas nas notícias reproduzidas nesta área. As notícias aqui disponibilizadas são reprodução de temas de interesse veiculados na mídia.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente

Comentários

Seja o primeiro a comentar. Basta clicar no botão acima.

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br