Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

  06/10/2017   

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos fazendários cearenses



A Assembleia Legislativa do Ceará realizou na noite desta quinta-feira (5/10), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Fazendário, transcorrido em 28 de setembro último. A solenidade atendeu a requerimento do líder do Governo, dep. Evandro Leitão (PDT), que presidiu a sessão. Também compuseram a mesa o dep. Sérgio Aguiar (PDT), a prefeita de Camocim, Mônica Gomes Aguiar (PDT), o diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, e os três servidores fazendários homenageados: Maria Dolores Pereira e Francisco Ângelo de Araújo, ambos da ativa, e a aposentada Maria de Fátima da Silva Gomes. Na ocasião, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, também foi homenageado.
 
Servidor fazendário há 23 anos, o dep. Evandro Leitão afirmou que muito de sua trajetória se deve à Secretaria da Fazenda do Ceará. “Foi uma Casa em que fiz muitos amigos e que muito me ensinou”, disse. Além de enaltecer a missão da Sefaz, o líder do Governo destacou que a mesma possui um dos quadros de servidores mais qualificados do Estado, que buscam constantemente a atualização profissional. “Graças ao esforço do corpo técnico do Fisco cearense, o Ceará tem honrados seus compromissos mesmo em período de crise”, salientou.
 
O deputado Sérgio Aguiar, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, louvou a iniciativa da Casa Parlamentar de reconhecer o trabalho de todos os servidores e servidoras da Fazenda cearense, ativos e inativos. “Queremos demonstrar o apreço que temos à categoria fazendária, que procura tão bem, a cada dia, otimizar a receita estadual, através da eficiência do trabalho, fazendo com que o Estado do Ceará supere seus desafios”, afirmou. De modo especial, ele destacou o exemplo de Maria de Fátima da Silva Gomes, sua sogra, uma das homenageadas da noite.
 
Do mesmo modo, a prefeita de Camocim, Mônica Gomes, esposa do dep. Sérgio Aguiar e filha da fazendária aposentada Maria de Fátima Gomes, engrandeceu o exemplo de vida da mãe e do pai, o também fazendário Francisco Cláudio Gomes. “Cresci vendo o exemplo de dedicação à família e ao trabalho por parte de meus pais. A Sefaz é patrimônio do povo cearense”, disse a Prefeita. Ela enfatizou ainda o importante trabalho desempenhado pelos fazendários na atualização do código tributário de Camocim, através de convênio com a Secretaria das Cidades e a Fundação Sintaf. O trabalho consiste em uma consultoria para a modernização da gestão fiscal e financeira de oito municípios cearenses.
 
O diretor do Sintaf, Lúcio Maia, agradeceu ao dep. Evandro Leitão pela iniciativa da homenagem e destacou a relevância do papel desempenhada pelos fazendários, responsáveis pela gestão tributária e financeira do Estado. “Garantimos os recursos necessários às políticas públicas, a serem aplicados em educação, saúde, segurança, saneamento e demais demandas da sociedade. Sociedade só se desenvolve com educação e nisso nosso Estado é exemplo. As melhores escolas públicas do País são do Ceará”, sublinhou. “Nosso Estado é pobre, considerando-se o PIB, mas graças ao servidor fazendário esses recursos são bem aplicados. Trabalhamos não somente para arrecadar, mas também para gerir as finanças públicas. Não é a toa que o Estado do Ceará é o melhor em termos de gestão fiscal do País”, destacou.
 
Em seguida, foram entregues as comendas aos agraciados. A servidora aposentada Maria de Fátima da Silva Gomes recebeu a placa de homenagem através de sua filha, Mônica Aguiar, e seu genro, o dep. Sérgio Aguiar. A comenda de Francisco Ângelo de Araújo, ex-diretor de Organização do Sintaf e atual delegado sindical, foi entregue por seus filhos e sobrinha, Israel, Raphael e Luana. Já a contadora Geral do Estado, Maria Dolores Pereira, recebeu a comenda pelas mãos de suas irmãs, Lúcia e Lenira Pereira.
 
Coube a Ângelo Araújo fazer o discurso de agradecimento, em nome dos demais homenageados. Ele iniciou sua fala evidenciando a palavra “imposto”, que traz em si certa carga negativa; vem de imposição, obrigação, exação. “Os povos dominadores cobravam impostos dos povos dominados. Na própria bíblia, os cobradores de impostos eram mal vistos. Mais de dois mil anos depois, podemos dizer que isso mudou”, salientou. “Muito já foi dito aqui da nossa essencialidade. Nós somos uma carreira de servidores que garante os recursos para todas as demandas sociais. As instituições só funcionam graças a esses recursos”, sublinhou. “Dentro do sistema capitalista hegemônico, nós, o Fisco, somos o contraponto a este modelo; somos o braço do Estado, que pega uma parte desse capital para buscar a justiça social”, enfatizou. Ângelo defendeu ainda que não existe um grupo ou segmento de servidores na Fazenda que seja menor ou melhor que outro. “Temos que reconhecer essa complementaridade que existe entre nós”, disse, fazendo um apelo: “que nós continuemos com esse espírito. Tivemos muitas batalhas e muitas outras se seguirão, a exemplo da nossa Lei Orgânica”, finalizou.
 
A entrega da comenda ao secretário Mauro Filho, também homenageado na sessão solene, foi feita pelos deputados Evandro Leitão e Sérgio Aguiar. Ele, que ao longo de onze anos é gestor da pasta, ressaltou a convivência com muitos servidores ali presentes, destacando que a categoria dá o suporte e alicerce necessários para o setor público desempenhar o seu papel nas mais diversas áreas. Ele elogiou cada um dos agraciados, destacando o trabalho e dedicação de Maria Dolores Pereira, "chefe maior da Contadoria Geral do Estado, responsável pelos números que temos", segundo enfatizou.
 
O Secretário evidenciou ainda o atual cenário de crise, com repercussões nas diversas esferas de governo. “No entanto, apesar das dificuldades dos últimos dois anos, a Sefaz Ceará se projetou no cenário nacional. O trabalho dedicado de vocês, ao longo dos anos, é que permite nos encontramos na situação de hoje, não tão folgada, mas certamente conseguindo ultrapassar essas dificuldades. Os cearenses sabem da contribuição que todos vocês tem dado para o crescimento do Estado”, salientou Mauro Filho. “Concluo falando da minha mais sincera e profunda gratidão e admiração a cada um de vocês. Parabéns ao Ceará, parabéns aos fazendários cearenses”.
 
Fonte: Sintaf Ceará
Última atualização: 06/10/2017 às 19:15:19
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente

Comentários

Seja o primeiro a comentar. Basta clicar no botão acima.

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br