Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Saiu na Imprensa

  16/04/2018   

O dia a dia dos espiões da Receita Federal

| INTELIGÊNCIA | Coordenador-chefe de Pesquisa e Investigação descreve a rotina do setor. Segundo Gerson Schaan, autos de infração aplicados com a Lava Jato já somam R$ 16 bilhões

Dos cerca de 170 servidores lotados na Coordenadoria de Pesquisa e Investigação (Copei), o gaúcho Gerson D’Agord Schaan é o único que faz aparições públicas, participa de palestras e concede entrevistas. Aos de fora, fala-se pouco na Copei. Discrição e sigilo são regra. A Copei é o núcleo de Inteligência da Receita Federal. No Ceará, são 13 integrantes, que atuam também entre os estados do Maranhão e Piauí.

Ao pé da letra, a Copei reúne os espiões do Fisco nacional. Silenciosos, observam quem tenta ou comete crimes de lavagem de dinheiro ou movimentações financeiras fora do permitido. Gerson Schaan é o coordenador-geral deles desde o início do governo Lula.

Atravessou também o mandato interrompido de Dilma Rousseff e segue presente na gestão Michel Temer.

Schaan está no cargo desde 2003, apenas com o intervalo entre 2009 e 2012, quando foi cedido ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) - outro órgão com propósito semelhante, de atenção a possíveis ilícitos fiscais e tributários. Ele é formado em Ciências Econômicas, com Especialização em Finanças Públicas.

A Copei é um dos braços da Receita mais próximos da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Desde 2005, em atuações conjuntas, o balanço aponta 329 operações realizadas, 5.872 ordens de busca e apreensão e quase 3 mil presos.

Como principal e mais midiática das operações, a Lava Jato teve vários caminhos traçados a partir de apurações da Copei ao longo de quatro anos e 50 fases - não todas, informa. A operação soma R$ 16 bilhões em autos de infração já aplicados. Schaan também não estica a conversa, perguntado sobre investigações no Ceará. Disse que os trabalhos continuam em andamento. No mês passado, esteve em Fortaleza ministrando treinamento interno.

VER LINK PARA A ENTREVISTA:

https://www.opovo.com.br/jornal/paginasazuis/2018/04/o-dia-a-dia-dos-espioes-da-receita-federal.html

 

 

 

Fonte: www.opovo.com.br
Última atualização: 16/04/2018 às 14:31:32
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente

Comentários

Seja o primeiro a comentar. Basta clicar no botão acima.

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br