Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Saiu na Imprensa

  11/04/2017   

Parceria com a Prefeitura de São Paulo permite cobrar IPVA de veículos licenciados irregularmente em outros estados

A parceria firmada pelo Governo do Estado com a Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira, 10/4, permite à Secretaria da Fazenda cobrar o IPVA de veículos que, apesar de circularem primordialmente no município, são licenciados irregularmente em outros estados. A medida está amparada na Lei nº 13.296/2008 que, em seu artigo 4º, define que o imposto é devido no local do domicílio ou da residência do proprietário do veículo.
 
A partir da assinatura do convênio, tem início um trabalho contínuo de cruzamento de informações relativas ao IPVA, com o banco de dados do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), com informações acerca do domicilio fiscal informado à Receita Federal do Brasil e com o sistema de câmeras de monitoramento do município para verificar os carros com placas de outros estados que transitam com grande frequência na cidade.
 
Após a checagem, a Prefeitura enviará comunicado para os casos em que forem identificados indícios de irregularidade ou inconsistência, informando sobre o monitoramento e incentivando a regularização com a transferência do IPVA. Esse acompanhamento passa a ser contínuo para evitar a sonegação do imposto nos casos em que os proprietários de veículos simulam domicílio fora da capital paulista.
 
Após o período de licenciamento de 2017, de acordo com calendário do Detran.SP, a Secretaria da Fazenda poderá autuar quem permanecer irregular. Quem não fizer a transferência terá que pagar pelo IPVA não recolhido pelo município de São Paulo nos últimos cinco anos, além de outras multas por simulação de domicílio fiscal.
 
A expectativa da Fazenda é de que ocorram regularizações voluntárias que podem gerar até R$ 100 milhões de IPVA.
Marcadores: SP IPVA
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Link: https://portal.fazenda.sp.gov.br/Noticias/Paginas/Parceria-com-a-Prefeitura-de-S%C3%A3o-Paulo-permite-cobrar-IPVA-de-ve%C3%ADculos-licenciados-irregularmente-em-outros-estados.aspx
Última atualização: 11/04/2017 às 13:33:51
 
Nota da Assessoria: O Sintaf não se responsabiliza pelo conteúdo e/ou opiniões emitidas nas notícias reproduzidas nesta área. As notícias aqui disponibilizadas são reprodução de temas de interesse veiculados na mídia.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente

Comentários

Seja o primeiro a comentar. Basta clicar no botão acima.

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br